top of page

Quem somos

missão

Realizar ações afirmativas da arte como setor estratégico para o
desenvolvimento sociocultural com foco principal em Uberlândia durante
e após a pandemia do Covid-19 que assola o Brasil, tendo como norte a
solidariedade com a classe artística e cultural e no fortalecimento da
classe artística e cultural que jogada à própria sorte, tem no artista o
principal patrimônio imaterial e na arte a possibilidade de transformar o
mundo.

princípios

1. Ser um movimento independente formado por voluntários ligados às
artes e à cultura, sem vínculo e interesse político-partidário ou religioso.
2. Compromisso com a causa da cultura e com a ética.
3. Respeito às diferenças e à diversidade de pensamentos e à diversidade cultural.
4. Foco nas possibilidades de articulação, conexão e parcerias.
5. Atuação pelo desenvolvimento cultural da sociedade.

EQUipe
Rose Martins

Rose Martins

Rubem dos Reis

Rubem dos Reis

Diretor do Grupontapé de Teatro e sócio fundador da produtora Balaio do Cerrado. Idealizador do Seminário da Economia da Cultura e de várias outras ações ligadas a sustentabilidade do meio artístico cultural. Foi coordenador do Comitê Executivo do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura e Vice Presidente do CONSEC MG - Conselho Estadual de Politica Cultural de MG.

Ropre Alessandra

Ropre Alessandra

Ropre, Artista Visual de nome Alessandra Cunha, é Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia, Bacharelado. Atuante desde que se formou em 2011, coleciona participações em eventos de arte urbana nacionais e internacionais expondo seus stickers e pôsteres entre 2011 e 2016. Apresentou trabalhos em mais de 260 exposições coletivas pelo Brasil e exterior. Realizou 51 exposições individuais pelo país por ter projetos aprovados em editais de exposições, até o momento.

Ricardo Augusto

Ricardo Augusto

Ricardo Augusto é graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Educação Infantil pela UNIESSA. Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Integrante do grupo teatral Trupe de Truões. Vice presidente da Associação de Teatro de Uberlândia. Membro do Comitê Gestor da Rede Estadual do Cultura Viva em MG. Coordenador do Núcleo Regional do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude em Minas Gerais.

Kátia Bizinotto

Kátia Bizinotto

Atriz e advogada graduada em Direito pela Universidade de Uberaba, com especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho e Direito Tributário. Co-fundadora e gestora do Grupontapé, cia teatral sediada em Uberlândia desde 1994; Fundadora e Presidente atual da Comissão de Cultura da 13ª Subseção da OABMG, por meio da qual realiza o Seminário de Direitos Culturais do qual é a idealizadora, em parceria com com a UFU, por meio da sua Diretoria de Cultura e dentre outras ações.

Cláudia Miranda

Cláudia Miranda

Atriz, produtora e artista educadora. Atualmente é professora no curso de Teatro UFU e na rede estadual de ensino. Atua como pareceristas na comissão de avaliação e seleção do PMIC e é co-fundador da DasDuas Cia. de Teatro.

Carlos Guimarães

Carlos Guimarães

Jornalista e produtor cultural pioneiro em Uberlândia, atuando na área desde os anos de 1980. Foi editor de Cultura e colunista do extinto jornal Correio de Uberlândia. Autor das obras Crônicas do Interior – Retratos de Minas e Nau à Deriva, o Teatro em Uberlândia, de 1907 a 2011, entre outras realizações, como produtor e como jornalista do setor cultural.

Jimmy Rus

Jimmy Rus

Formado em Artes Plásticas ( Visuais) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como professor de Arte. E desenhista, pintor e cartunista sendo editor e produtor da Revista O.Q de Quadrinhos. Ocupa a cadeira de Conselheiro do Setorial de Artes Visuais e Histórias em Quadrinhos do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uberlândia. Atraves do O.Q Studiun produz a tira de cartum @losintelectuais.

Lorraine Albina

Lorraine Albina

Formada em Música, instrumento violão, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como professora no Conservatório. Também desenvolve um trabalho com a dança de salão e participa do grupo Latin Ice. Além disso, também tem um trabalho com produção cultural, é a responsável pelo projeto Violão nosso de cada dia. Atualmente, ocupa a cadeira de Conselheira do Setorial de Música do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uberlândia.

Bia Pantaleão

Bia Pantaleão

Formada em Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua no mercado de trabalho do município de Uberlândia como atriz e produtora cultural .Atualmente é atriz do Grupontapé e da DasDuas Cia de Teatro. Como produtora presta serviço para eventos e projetos culturais de segmentos variados.

Cláudio Henrique

Cláudio Henrique

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestre em Filosofia; Graduado em Filosofia (bacharel/Licenciado) e Artes Visuais (Bacharel). Fundador e Diretor do Grupo Strondum. Atividade com dança como coreógrafo e interprete de 1987.

Marisa Cunha

Marisa Cunha

Integrante do Grupontapé desde 1999 atua na área comercial, no atendimento e consultoria aos clientes, parceiros e patrocinadores do Grupo. Colabora com a produção executiva dos projetos desenvolvidos pelo Grupontapé, Balaio do Cerrado e assessoria a projetos de outros artistas locais.

© 2020 Movimento Cultura Luta. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page